Notícias

Janelas e portas: saiba como escolher o melhor material

21/09/2020 - Estilo de Vida

Bem antes de pensar no layout e a decoração, é preciso escolher as janelas e portas que serão utilizadas no projeto. Isso porque, além das funções técnicas como ventilação e insolação, as esquadrias podem atuar como elementos decorativos nos ambientes.

© reprodução

As arquitetas Danielle Dantas e Paula Passos, do escritório Dantas e Passos Arquitetura, trazem informações para quem planeja construir ou reformar e certamente passará pela etapa de escolher novas portas e janelas. “Em nossos projetos, levamos em conta fatores primordiais como o materialtipos de aberturauso e visual que as esquadrias proporcionarão para a obra. Nesse conjunto, estética, funcionalidade e durabilidade também devem se fazer presentes”, explica Danielle.

No estar, o projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura incluiu esquadrias de alumínio.© Maura Mello/Casa.com.br No estar, o projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura incluiu esquadrias de alumínio.

O que são esquadrias?

O termo está relacionado aos componentes que são instalados, como fechamentos nos vãos de arquitetura. Assim, as aberturas de uma construção – tanto as que dão acesso ao exterior como as de passagem internas –, são chamadas esquadrias. Assim, o termo tornou-se denominação para janelasportas ou portõesvenezianas e aberturas similares nos projetos arquitetônicos e construções civis. Nesse contexto, elas podem ser prontas e produzidas pela indústria em medida padrão para comercialização em lojas, ou executadas sob encomenda, de acordo com as dimensões do local e um projeto desenhado especialmente para a edificação.

Como escolher o melhor modelo

O primeiro ponto a ser considerado é o tipo de esquadria, levando em conta questões como o uso e o desempenho esperado. “Devido à fachada comum em prédios, na troca de janelas em apartamentos deve-se acompanhar o manual técnico da construtora e verificar as regras de condomínio”, destaca Paula. Em reformas de casas, para não destoar das demais existentes, o fundamental é definir um modelo que combine com o estilo, cor e acabamento das demais janelas.

Na área externa, portas de madeira precisam de tratamento para garantir durabilidade. Projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura.© Maura Mello/Casa.com.br Na área externa, portas de madeira precisam de tratamento para garantir durabilidade. Projeto do escritório Dantas & Passos Arquitetura.

Materiais

Para a escolha de materiais é preciso ficar atento. Em ambientes externos, é necessário utilizar materiais resistentes às intempéries climáticas. “Portas de madeira expostas ao sol e chuva tendem a estufar ou manchar. Versões com madeira maciça e tratada nos ajudam a solucionar essa preocupação a longo prazo”, relata Danielle.

Tipos de Esquadrias

Esquadrias de alumínio: bastante empregadas devido às vantagens do material, costumam registrar um preço superior. Em contrapartida, resultam em menor manutenção, são resistentes e duráveis – principalmente em áreas externas –, e estão disponíveis em diversas cores. Como ponto negativo, o baixo isolamento termoacústico pode influir no conforto da casa. Todavia, o emprego de vidros duplos e perfis maiores melhoram a performance.

Esquadrias de PVC: o material vem ganhando espaço nos projetos por conta da alta resistência, durabilidade e por não necessitar de muita manutenção. Internamente são estruturadas em aço e produzidas em diversas cores, simulando até o efeito madeira. Porém, ainda é um modelo considerado mais caro e pouco acessível.

Esquadrias de madeira: são sofisticadas, versáteis e sempre promovem um toque muito elegante às edificações, além de assegurar conforto térmico e acústico. Como desvantagem, a necessidade de manutenção periódica, aplicação rotineira de vernizes e impermeabilizantes e cuidados contra cupins.

Quando usadas na área interna, a vida útil é mais longa, pois não entram em contato com chuva e sol. Projeto Dantas & Passos Arquitetura.© Maura Mello/Casa.com.br Quando usadas na área interna, a vida útil é mais longa, pois não entram em contato com chuva e sol. Projeto Dantas & Passos Arquitetura.

Esquadrias de vidro: o vidro precisa ter maior resistência, utilizam perfis metálicos mais finos e integram ambientes internos e externos sem muitas interferências visuais. O ponto negativo é que não pode compor todos os sistemas de abertura e configuram-se como mais frágeis em impactos mais fortes.

Esquadrias de ferro: versáteis, são bem tradicionais, registram um bom preço no mercado, aceitam diversos sistemas de abertura e podem ser encontradas prontas ou confeccionadas sob medida. Porém, têm baixa resistência à oxidação e enferrujam facilmente, demandando manutenção. Por fim, não são indicadas em áreas litorâneas.

Manutenção e limpeza

Cada material tem o produto certo para sua limpeza. É importante consultar com o fabricante as orientações específicas sobre o processo e o melhor produto.

Esquadrias de alumínio foram escolhidas pela facilidade de manutenção e durabilidade. Projeto Dantas & Passos Arquitetura.© Maura Mello/Casa.com.br Esquadrias de alumínio foram escolhidas pela facilidade de manutenção e durabilidade. Projeto Dantas & Passos Arquitetura.

Outro cuidado a ser observado diz respeito aos tamanhos dos vãos e os tipos de abertura, que devem ser bem calculados e executados para evitar a entrada do frio ou a baixa iluminação. “Nada substitui o prazer de uma casa rica em iluminação natural e a janela é imprescindível”, diz Paula.

Vale lembrar também que é essencial buscar empresas competentes no mercado e que, de preferência, sejam especializadas no material definido, pois modelos de qualidade inferior ou mal instaladas ocasionam sérios problemas como infiltração de água de chuva, danificam com uma ventania forte, emperram ferragens e dificultam o manuseio no dia a dia.




Fonte: Casa.com.br

Outras Notícias

Um imóvel comprado antes do casamento, mas que a escritura e registro foi feito durante o casamento entra na partilha em caso de divórcio?

No momento do divórcio e partilha de bens surge a dúvida do que determina a partilha do bem: o momento da compra ou o momento que &eacut...

Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?

É comum que pessoas casadas ao decidirem não mais manter a união não regularizarem o fim da união. Então o...

VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!

A aprovação da reforma tributária e a diminuição da taxa de juros tendem a impulsionar os investimentos em fundos i...

A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?

Imaginemos a seguinte situação: você comprou um imóvel na planta e decidiu transferir este contrato para uma outra pessoa. ...

É o locador ou locatário que deve pagar taxa de religação de água ou energia?

1 O locador pode entregar o imóvel locado sem a luz e água ligadas? A lei do inquilinato afirma que o locador deve entregar o im...

Como Serão os Preços de Imóveis no Brasil em 2024?

O mercado imobiliário é um reflexo dinâmico das tendências sociais, econômicas e tecnológicas do país. P...

OS CUIDADOS AO SE COMPRAR UM IMÓVEL NA PLANTA!

O patrimônio de afetação, introduzido pela Lei 10.931/04, é um instrumento que isola o terreno, seus direitos e obriga&cced...

A TENDÊNCIA DE MICROAPARTAMENTOS

No contexto do crescimento populacional nas grandes metrópoles, tem se tornado cada vez mais comum a presença de microapartamentos e est...

Contrato de locação vencido tem validade?

Quando o contrato de locação termina o prazo, o que acontece? O contrato continua ou não válido? O que acontece com o ...

Quem são meus herdeiros se não tenho filhos?

Como muitos falam, a morte é a única que todos nós temos na vida. É assunto delicado, que muitas pessoas não gostam...
   
Principal
O Corretor
Notícias
Parceiros
Links Úteis
Financiamento
Busca personalizada
Programa Casa Verde e Amarela e Programa Casa Paulista
Dados da cidade de São Carlos/SP
Serviços prestados
Tabela de Honorários de Avaliação Imobiliária
Tabela de Honorários de Corretagem Imobiliária
Prêmio por indicação
Frases e Pensamentos
 
de
Um imóvel comprado antes do casamento, mas que a escritura e registro foi feito durante o casamento entra na partilha em caso de divórcio?
de
Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?
de
VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!
de
A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?
 
 Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
4639 Repita ao lado:
redesp_instagram.png
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
 
 

LUCIANO VAZZOLER  -  RUA FELIPE SCHIAVONE 269 
PARQUE DOS TIMBURIS - 13569-703, SÃO CARLOS/SP                      
SE HABLA ESPANÕL / SPEAK ENGLISH
CRECI 105923 F = CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS                                                                   

CNAI 10609 = CADASTRO NACIONAL DE AVALIADORES DE IMÓVEIS                                                                                     
EX-RELATOR MEMBRO DA CEFISP (COMISSÃO DE ÉTICA E FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL)  

E-MAILS: luciano@imoveisdesaocarlos.com.br                               
                                      ou
                      
                         v
azzoler@creci.org.br     

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias