Notícias

A TENDÊNCIA DE MICROAPARTAMENTOS

27/10/2023 - Mercado Imobiliário

No contexto do crescimento populacional nas grandes metrópoles, tem se tornado cada vez mais comum a presença de microapartamentos e estúdios. Um exemplo disso é a cidade de São Paulo, onde o número de unidades desse tipo saltou de 461 em 2016 para 16.261 em 2022, um aumento surpreendente de 3.427%, de acordo com dados do Secovi-SP. Esse movimento é atribuído a uma combinação de fatores econômicos e mudanças no comportamento da sociedade.

Conforme afirma Suzana Pasternak, professora de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP), essa tendência representa uma resposta urbana a desafios urbanos contemporâneos. As pessoas desejam reduzir o tempo gasto em deslocamentos e optam por viver mais próximas de seus locais de trabalho, de lazer e das comodidades urbanas. Os espaços compactos são muitas vezes a única opção acessível para muitos, e as construtoras perceberam a demanda por essa tipologia habitacional.

Uma pesquisa realizada pelo QuintoAndar revela que a maioria dos moradores desses espaços tem entre 20 e 39 anos, e 80% deles vivem sozinhos. Suas motivações para escolher esses imóveis incluem a busca por independência (47,4%), proximidade do trabalho (44,6%), facilidades de mobiliário (36%) e acesso ao transporte público (32,6%). No entanto, Pasternak acredita que muitos desses moradores consideram essa forma de moradia como temporária, indicando que, se tivessem outras opções, não optariam por viver em espaços tão reduzidos.

Esse cenário é apoiado por dados da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), que demonstram uma diminuição significativa no tamanho médio dos imóveis pequenos ao longo de uma década. Por exemplo, apartamentos de um dormitório na cidade de São Paulo tinham uma média de 46,1 m² em 2011, mas em 2021, esse número caiu para 27,5 m². Isso levanta questionamentos sobre a eficácia dessa tipologia, especialmente se a população não pode desfrutar adequadamente dos espaços públicos urbanos, como bibliotecas, jardins e praças.

Outro fator relevante para a ascensão desses imóveis é o aumento dos preços dos imóveis e das taxas de juros. No entanto, segundo Stella Schrijnemaekers, socióloga e coordenadora do curso de relações internacionais do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), existem também fatores culturais que contribuem para essa tendência.

Stella argumenta que as trajetórias de vida das pessoas já não seguem mais o modelo tradicional de nascer, crescer, casar, ter filhos e comprar uma casa com um cônjuge. Muitos indivíduos buscam novos arranjos familiares, como divorciados, viúvos ou pessoas que optam por viver sozinhas. O último censo do IBGE revela que um número crescente de brasileiros vive sozinho, representando 15,9% dos domicílios em 2022, a maior proporção desde 2012.

Essa mudança cultural impulsiona a procura por apartamentos adequados para um único morador. As prioridades estão mudando, com a praticidade e a conveniência se tornando mais importantes do que ter um quintal ou um quarto extra. Pessoas que escolhem esses microapartamentos, muitas vezes localizados em áreas centrais, buscam um estilo de vida específico e valorizam as comodidades que a vida na cidade oferece. Eles estão dispostos a compartilhar recursos, como lavanderias comunitárias, e frequentemente abrem mão de possuir um carro em prol de uma vida independente e prática.

Em resumo, o aumento no número de microapartamentos e estúdios nas grandes cidades, como São Paulo, é uma resposta a desafios urbanos contemporâneos, ao mesmo tempo em que reflete mudanças nas preferências e valores culturais da sociedade. Essa tendência oferece uma opção de moradia que atende às necessidades de indivíduos que buscam uma vida mais prática e independente.




Fonte: IMOBIBRASIL

Outras Notícias

FATORES QUE INFLUENCIAM O PREÇO DE UM IMÓVEL: UM GUIA COMPLETO PARA COMPRADORES E VENDEDORES

Comprar ou vender um imóvel é uma decisão importante que envolve diversos fatores, desde a escolha do local ideal até a an...

Um imóvel comprado antes do casamento, mas que a escritura e registro foi feito durante o casamento entra na partilha em caso de divórcio?

No momento do divórcio e partilha de bens surge a dúvida do que determina a partilha do bem: o momento da compra ou o momento que &eacut...

Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?

É comum que pessoas casadas ao decidirem não mais manter a união não regularizarem o fim da união. Então o...

VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!

A aprovação da reforma tributária e a diminuição da taxa de juros tendem a impulsionar os investimentos em fundos i...

A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?

Imaginemos a seguinte situação: você comprou um imóvel na planta e decidiu transferir este contrato para uma outra pessoa. ...

É o locador ou locatário que deve pagar taxa de religação de água ou energia?

1 O locador pode entregar o imóvel locado sem a luz e água ligadas? A lei do inquilinato afirma que o locador deve entregar o im...

Como Serão os Preços de Imóveis no Brasil em 2024?

O mercado imobiliário é um reflexo dinâmico das tendências sociais, econômicas e tecnológicas do país. P...

OS CUIDADOS AO SE COMPRAR UM IMÓVEL NA PLANTA!

O patrimônio de afetação, introduzido pela Lei 10.931/04, é um instrumento que isola o terreno, seus direitos e obriga&cced...

Contrato de locação vencido tem validade?

Quando o contrato de locação termina o prazo, o que acontece? O contrato continua ou não válido? O que acontece com o ...

Quem são meus herdeiros se não tenho filhos?

Como muitos falam, a morte é a única que todos nós temos na vida. É assunto delicado, que muitas pessoas não gostam...
   
Principal
O Corretor
Notícias
Parceiros
Links Úteis
Financiamento
Busca personalizada
Programa Casa Verde e Amarela e Programa Casa Paulista
Dados da cidade de São Carlos/SP
Serviços prestados
Tabela de Honorários de Avaliação Imobiliária
Tabela de Honorários de Corretagem Imobiliária
Prêmio por indicação
Frases e Pensamentos
 
de
FATORES QUE INFLUENCIAM O PREÇO DE UM IMÓVEL: UM GUIA COMPLETO PARA COMPRADORES E VENDEDORES
de
Um imóvel comprado antes do casamento, mas que a escritura e registro foi feito durante o casamento entra na partilha em caso de divórcio?
de
Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?
de
VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!
 
 Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
0895 Repita ao lado:
redesp_instagram.png
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
 
 

LUCIANO VAZZOLER  -  RUA FELIPE SCHIAVONE 269 
PARQUE DOS TIMBURIS - 13569-703, SÃO CARLOS/SP                      
SE HABLA ESPANÕL / SPEAK ENGLISH
CRECI 105923 F = CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS                                                                   

CNAI 10609 = CADASTRO NACIONAL DE AVALIADORES DE IMÓVEIS                                                                                     
EX-RELATOR MEMBRO DA CEFISP (COMISSÃO DE ÉTICA E FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL)  

E-MAILS: luciano@imoveisdesaocarlos.com.br                               
                                      ou
                      
                         v
azzoler@creci.org.br     

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias