Notícias

VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!

16/02/2024 - MARKETING

A aprovação da reforma tributária e a diminuição da taxa de juros tendem a impulsionar os investimentos em fundos imobiliários. Essa modalidade oferece uma oportunidade para investidores individuais participarem do mercado imobiliário sem precisar adquirir propriedades físicas, o que é atraente devido à sua facilidade de acesso e aos benefícios fiscais associados.

Os fundos imobiliários, também conhecidos como FIIs, são compostos por diversos investimentos do setor imobiliário, como hospitais, shoppings, prédios comerciais, galpões e letras de crédito. Ao investir nesses fundos, os investidores adquirem pequenas partes de imóveis, tornando-se “donos” dessas propriedades.

Um exemplo prático é quando uma construtora financia suas obras e, posteriormente, divide parte do imóvel em cotas do fundo. Cada proprietário dessas cotas recebe uma parcela proporcional dos aluguéis gerados, que constituem o rendimento do FII.

As cotas dos FIIs são negociadas na Bolsa de Valores, permitindo aos investidores comprar e vender suas participações a qualquer momento durante o pregão.

Rossano Nonino, diretor executivo na Fator ORE Asset e Fator Reico, afirma: “O mercado está mais confiante com a queda de juros. É de se esperar que as cotas de FIIs valorizem entre 20% a 40% em 2024”.

Uma das vantagens dos fundos imobiliários, destacada pelos especialistas, é a isenção de Imposto de Renda sobre os rendimentos distribuídos para pessoa física, desde que o investidor possua menos de 10% das cotas do fundo. No entanto, como em qualquer investimento, os FIIs apresentam riscos, como inadimplência dos locatários, vacância prolongada dos imóveis e má qualidade da gestão do fundo.

A escolha do FII adequado deve levar em consideração o perfil do investidor e os riscos associados a cada fundo imobiliário. Fundos com maior potencial de retorno geralmente tendem a ser mais arriscados.

Em 2023, a Bolsa já registrava mais de 440 FIIs listados, um aumento significativo em relação a 2017, quando esse número era 156.

Adalbero Cavalcanti, CEO da RB Investimentos, destaca: “Para pessoa física, a melhor maneira de investir no mercado imobiliário é por FII. Primeiro, porque terá um gestor profissional para cuidar do ativo. Segundo, porque terá acesso a imóveis que não teria se fosse investir de forma física, como galpões e shoppings. Terceiro pela liquidez. Se achar que o investimento está ruim, pode fracionar e vender. E por último, e mais conhecido, é a isenção de impostos sobre os rendimentos”.

Quanto aos tipos de fundos imobiliários, existem os Fundos de Tijolo, focados em empreendimentos físicos como shoppings, escritórios, hotéis, galpões e universidades; os Fundos de Papel, que investem em instrumentos financeiros do setor imobiliário; os Fundos de Fundos (FOFs), que diversificam a carteira ao investir em cotas de outros FIIs; e os Fiagros, que aplicam em ativos do agronegócio.

Além disso, é importante estar ciente dos principais riscos associados aos FIIs, como oscilações do mercado financeiro, baixa liquidez, inadimplência dos locatários, vacância dos imóveis, concentração em poucos ativos ou setores específicos, má qualidade da gestão e falta de transparência nas decisões do fundo.




Fonte: ImobiBrasil

Outras Notícias

FATORES QUE INFLUENCIAM O PREÇO DE UM IMÓVEL: UM GUIA COMPLETO PARA COMPRADORES E VENDEDORES

Comprar ou vender um imóvel é uma decisão importante que envolve diversos fatores, desde a escolha do local ideal até a an...

Um imóvel comprado antes do casamento, mas que a escritura e registro foi feito durante o casamento entra na partilha em caso de divórcio?

No momento do divórcio e partilha de bens surge a dúvida do que determina a partilha do bem: o momento da compra ou o momento que &eacut...

Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?

É comum que pessoas casadas ao decidirem não mais manter a união não regularizarem o fim da união. Então o...

A construtora pode cobrar taxa para transferir o contrato de imóvel?

Imaginemos a seguinte situação: você comprou um imóvel na planta e decidiu transferir este contrato para uma outra pessoa. ...

É o locador ou locatário que deve pagar taxa de religação de água ou energia?

1 O locador pode entregar o imóvel locado sem a luz e água ligadas? A lei do inquilinato afirma que o locador deve entregar o im...

Como Serão os Preços de Imóveis no Brasil em 2024?

O mercado imobiliário é um reflexo dinâmico das tendências sociais, econômicas e tecnológicas do país. P...

OS CUIDADOS AO SE COMPRAR UM IMÓVEL NA PLANTA!

O patrimônio de afetação, introduzido pela Lei 10.931/04, é um instrumento que isola o terreno, seus direitos e obriga&cced...

A TENDÊNCIA DE MICROAPARTAMENTOS

No contexto do crescimento populacional nas grandes metrópoles, tem se tornado cada vez mais comum a presença de microapartamentos e est...

Contrato de locação vencido tem validade?

Quando o contrato de locação termina o prazo, o que acontece? O contrato continua ou não válido? O que acontece com o ...

Quem são meus herdeiros se não tenho filhos?

Como muitos falam, a morte é a única que todos nós temos na vida. É assunto delicado, que muitas pessoas não gostam...
   
Principal
O Corretor
Notícias
Parceiros
Links Úteis
Financiamento
Busca personalizada
Programa Casa Verde e Amarela e Programa Casa Paulista
Dados da cidade de São Carlos/SP
Serviços prestados
Tabela de Honorários de Avaliação Imobiliária
Tabela de Honorários de Corretagem Imobiliária
Prêmio por indicação
Frases e Pensamentos
 
de
FATORES QUE INFLUENCIAM O PREÇO DE UM IMÓVEL: UM GUIA COMPLETO PARA COMPRADORES E VENDEDORES
de
Um imóvel comprado antes do casamento, mas que a escritura e registro foi feito durante o casamento entra na partilha em caso de divórcio?
de
Ainda não me divorciei. O que acontece se eu comprar um imóvel?
de
VALORIZAÇÃO DOS FUNDOS IMOBILIÁRIOS EM 2024!
 
 Newsletter
Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.
7210 Repita ao lado:
redesp_instagram.png
Informe o número correto
icone-whatsapp 1
 
 

LUCIANO VAZZOLER  -  RUA FELIPE SCHIAVONE 269 
PARQUE DOS TIMBURIS - 13569-703, SÃO CARLOS/SP                      
SE HABLA ESPANÕL / SPEAK ENGLISH
CRECI 105923 F = CONSELHO REGIONAL DE CORRETORES DE IMÓVEIS                                                                   

CNAI 10609 = CADASTRO NACIONAL DE AVALIADORES DE IMÓVEIS                                                                                     
EX-RELATOR MEMBRO DA CEFISP (COMISSÃO DE ÉTICA E FISCALIZAÇÃO PROFISSIONAL)  

E-MAILS: luciano@imoveisdesaocarlos.com.br                               
                                      ou
                      
                         v
azzoler@creci.org.br     

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias